Notícias

Cooperáguia remunera capital dos cooperados em 100% da taxa Selic no ano de 2017

publicação 21/03/18

A Cooperáguia remunerou no ano de 2017 o capital dos seus cooperados em 9,9102%, representando 100% da taxa anual da Selic, que é o percentual máximo permitido em lei para remuneração do capital de associados de cooperativa de crédito, ficando acima dos 6,9990% dos rendimentos pagos pela poupança e dos 2,9473% da inflação medida pelo IPCA.

Comparativo anual:

Da remuneração que coube a cada cooperado, 70% (setenta por cento) foi incorporado na conta de capital em 19/03/18 e 30% será pago na folha de pagamento do mês de março/18. Para os cooperados que trabalham na Azul Linhas Aéreas, devido impossibilidade de realizar via folha, o pagamento dos 30% será através de depósito bancário na conta corrente que o cooperado mantém registrada no cadastro da cooperativa. A verificação dos dados bancários pode ser realizada através do portal do cooperado no site www.cooperaguia.coop.br ou APP, os que não tiverem dados cadastrados deverão informar através do e-mail cooperaguia@cooperaguia.coop.br.

O pagamento dos 30% ao cooperado foi aprovado pela diretoria da Cooperáguia em caráter excepcional, em função da mudança na regra de retenção do IRPF sobre os juros pagos ao capital de pessoas físicas de associados de cooperativa de crédito orientada pela Receita Federal do Brasil através da solução de consulta Nº 349/2014, cuja retenção passou a ser pela tabela progressiva para pessoas físicas, e tem por objetivo, compensar imposto a pagar que por ventura o cooperado apure na elaboração da declaração de ajuste anual.

O capital social é o valor investido mensalmente pelos cooperados na cooperativa para seu funcionamento.

Para verificar a remuneração recebida no ano 2017, acesse seu extrato de juros ao capital com data de 31/12/17  e para verificar a incorporação dos 70% em conta de capital acesse seu extrato de capital com data de 19/03/18 através do “Portal do Cooperado” via site ou APP.