Notícias

COOPERÁGUIA RECEBE CERTIFICADO DE REGULARIDADE TÉCNICA

publicação 06/07/21

Com  92,86% de aproveitamento  Cooperáguia recebe certificação de regularidade técnica conferida pelo Sistema OCB-SESCOOP/ES.

Todas as cooperativas registradas junto ao Sistema participam da certificação, que tem por objetivo assessorar as cooperativas no cumprimento às exigências legais e normativas dos órgãos federais, estaduais e municipais, bem como dos princípios e diretrizes do Cooperativismo além de promover nas cooperativas a adoção de boas práticas de gestão e governança, aprimorando os processos de produção, aumento a produtividade e competitividade das organizações.

A certificação é composta por três pilares de avaliação sendo, autoavaliação PDGC, questionário complementar e plano de melhorias.

  • Autoavaliação PDGC: Trata da Governança e Gestão Corporativa, ou seja, é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos das cooperativas com seus diversos Conselhos e Órgãos de Controle.
  • O questionário complementar: Aborda questões não previstas na ferramenta PDGC e baseia-se na adequação da Norma Brasileira de Contabilidade específica para sociedades Cooperativas - ITG 2004 e outras normas, refletindo o desempenho no atendimento à legislação aplicável às sociedades cooperativas (normas contábeis, tributárias e trabalhistas).
  • Plano de melhorias: Compreende a verificação, definição e implementação de melhorias. As cooperativas deverão elaborar um Plano de Melhorias, a partir das oportunidades identificadas nos diagnósticos, que irá proporcionar um direcionamento adequado das ações e estratégias da cooperativa, objetivando a melhoria da gestão e consequente aumento da competitividade e sustentabilidade da cooperativa.

O certificado tem validade até março de 2022, momento onde será realizada nova avaliação e certificação.